Discurso do Pão do Céu

Olá!!...Desta vez, trago o tema da nossa reflexão do último fim-de-semana....
O texto foi retirado do Evangelho segundo São João.
Gostaríamos de o partilhar convosco, bem como, algumas das questões que foram debatidas. Caso seja oportuno, da vossa parte, comentem o post respondendo às questões ou deixem as vossas questões...Boa Leitura...

"Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto, mas morreram. Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá.
Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo. Então os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!» Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue uma verdadeira bebida. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá eternamente.»
Isto foi o que Ele disse em Cafarnaúm, ao ensinar na sinagoga.
Depois de ouvirem, muitos dos seus discípulos disseram: «Que palavras insuportáveis! Quem pode entender isto?» Mas Jesus, sabendo no seu íntimo que os seus discípulos murmuravam a respeito disto, disse-lhes: «Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do Homem subir para onde estava antes? É o Espírito quem dá a vida; a carne não serve de nada: as palavras que vos disse são espírito e são vida. Mas há alguns de vós que não crêem.» De facto, Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam e também quem era aquele que o havia de entregar.
E dizia: «Por isso é que Eu vos declarei que ninguém pode vir a mim, se isso não lhe for concedido pelo Pai.»
A partir daí, muitos dos seus discípulos voltaram para trás e já não andavam com Ele. Então, Jesus disse aos Doze: «Também quereis ir embora?» Respondeu-lhe Simão Pedro: A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna! Por isso nós cremos e sabemos que Tu é que és o Santo de Deus.» ( Jo 6, 47-69)

  • Nós hoje também ficamos escandalizados com as palavras de Jesus? De que forma? E porquê?
  • Tu sentes Jesus na Eucarístia?
  • Quais são as tuas dificuldades em seguir Jesus?
  • Porque é que Jesus usa palavras como "mesmo", "realmente", "verdadeira", "de verdade"? Com que sentido e objectivo?
Especial agradecimento ao Grupo de Jovens Teen

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De 29 de Novembro a 20 de Dezembro : : Cabazes de Natal

Meditação do Irmão Alois_Todos os Santos