Uma forma de ser sal...na terra de Argel

Henri Vergès


Dieu m'a simplement envoyé semer la graine dans tel champ choisi par Lui, semer donc la paix en Lui, Lui laisser le soin de la croissance, comme dans la vie de Jésus lui-même.


Nasceu em 1939, em Capcir, em França, e entrou no noviciado dos Irmãos Maristas aos doze anos. Consagrou a vida ao ensino, primeiramente em França, depois na Argélia, a partir de 1969, sendo sucessivamente director de escola, professor e depois responsável de uma biblioteca e centro de acolhimento, aberto a todos os jovens da Casbah, Argel.
Aí foi assassinado, a 8 de Maio de 1995, por um comando islâmico.


É na oração que o Irmão Henri procura os caminhos para o Evangelho toque o coração dos jovens muçulmanos que lhe estão confiados. Ele descreve assim a sua concepção de missão e testemunho:
“ A minha situação presente em ambiente muçulmano aprofundou em mim uma certa visão de apostolado que me parece essencial:
- Em primeiro lugar, testemunho de uma vida totalmente agarrada pelo Senhor Jesus: Ser testemunha de um fermento de renovação a fim de transformar toda uma vida a partir do interior…
-Profundo respeito pela personalidade de cada um da sua caminhada pessoal para Deus. Ajudá-lo sobretudo a estar disponível, consequente com o que é a sua fé, o seu ideal…Inquietá-lo…
- Dar contas, com toda a lucidez, da sua fé, da sua esperança, no momento em que isso for esperado, desejado, pedido…e nisto as circunstâncias variam.Estou cada vez mais feliz por me dedicar com amor àqueles a quem, preentemente, o Senhor me concede servir- levá-los-ei sempre no meu coração- mas disposto a deixá-los por outros…desejo não considerar nenhum deles como um número, mas como um filho de Deus, um irmão que amo com Deus, trantando de conhecê-lo pelo seu nome. Sempre contando com as minhas falhas.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De 29 de Novembro a 20 de Dezembro : : Cabazes de Natal

Meditação do Irmão Alois_Todos os Santos