Artigo de um bom amigo...."Deus no meu dia"

Terá Deus lugar na minha vida para além de uma oração, ou da participação na celebração comunitária da Eucaristia? Esta foi a pergunta colocada no “Hi-God: um dia com Deus” de sábado passado, em Braga. A pergunta não foi nova para aqueles que participaram num evento que se repete já pela terceira vez. Este ano, serviu de mote o tema arquidiocesano – Viver (d)a Palavra.

Estreantes ou não, não perde pertinência a pergunta pela Palavra de Deus fora daqueles momentos que reconhecemos como próprios. Mas o objectivo do dia é alcançado ao proporcionar não só uma Eucaristia e um tempo de oração em moldes diferentes do quotidiano, mas também através de peddy papers pela cidade, jogos e animação na Avenida Central da cidade, partilha de modos diversos de viver a fé e o serviço aos outros, workshops e conversas por grupos sobre o modo como cada um reconhece a presença de Deus no seu dia-a-dia.


Deus no meu dia.
Deus ao acordar. Deus na expectativa. Deus ao saudar.
Deus ao esperar o autocarro. Deus no trânsito. Deus na sala de aula. Deus no gabinete de trabalho ou atrás do balcão. Deus ao preparar o almoço. Deus à minha mesa. Deus no meu descanso. Deus ao limpar e cuidar da casa. Deus ao olhar pela janela.
Deus ao partir. Deus ao chegar. Deus ao encontrar. Deus ao receber. Deus ao despedir-me.
Deus ao passear. Deus na cidade. Deus no campo. Deus na praia. Deus na montanha.
Deus no Verão. Deus no Inverno. Deus no Outono. Deus na Primavera.
Deus ao contemplar. Deus ao escutar. Deus ao jogar. Deus ao perder ou ao ganhar.
Deus no sorriso. Deus no silêncio. Deus no riso. Deus na tristeza. Deus na paz. Deus nas vítimas da guerra. Deus na abundância. Deus na pobreza. Deus na honra. Deus na desonra. Deus na saúde. Deus na doença. Deus na vida longa. Deus na vida curta.
Deus ao anoitecer. Deus ao recolher. Deus ao rever. Deus ao agradecer. Deus ao deitar.


Agora, o desafio é “Hi-GOD: o meu dia-a-dia com Deus”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De 29 de Novembro a 20 de Dezembro : : Cabazes de Natal

Meditação do Irmão Alois_Todos os Santos