Hoje é Domingo


Evangelho de Hoje - CEGUEIRA

"Naquele tempo (...) estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, comelou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o».  Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que ele está a chamar-te». O cego atirou a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou» Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho."

ESCUTAR

Costuma-se dizer que é ainda mais cego aquele que não quer ver. Ora Bartimeu queria ver. Tanto assim foi que pediu a Jesus para que recuperasse a visão. Jesus, ao ouvir este pedido, não responde-lhe "está feito" ou "pega lá a visão" mas sim intrigantemente a "tua fé te salvou".

Muitos de nós, jovens como nós, aguardam este momento em que Jesus passa por eles. Incessantemente aguardam, mesmo sem saber, no entanto muitos recebem repreensão e quando a recebem calam-se quase de imediato. Afrouxam. Preferindo deixar que Jesus passe e siga o seu caminho.
Ser corajoso é não sabendo o que vai acontecer continuar a lutar para que aconteça. Não deixar que ninguém nos cale faz parte de ser jovem.
A atitude de Bartimeu deve ser para nós um estimulo para continuarmos a ser cristãos mesmo quando temos tantos outros jovens ou adultos que repreendem-nos ou mantem-se acomodados na sua ceguês ou embriaguez de acontecimentos descartáveis facebookianos ou instagramianos.

Por outro lado, podemos sentir que é uma responsabilidade. No sentido de sermos nós que devemos de ir junto destes nossos "manos" que sentem-se perdidos nas suas vidas e que aguardam por alguém que lhes diga "coragem: ele existe e está contigo. vai ter com ele".

Embora estas palavras soam a politiquice da mais hipocrita devemos ser nós os primeiros a não deixar que isso aconteça e tornar sim realidade nas nossas vidas.

Coragem!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De 29 de Novembro a 20 de Dezembro : : Cabazes de Natal

Meditação do Irmão Alois_Todos os Santos