Quaresma...tempo de para

A Quaresma é um tempo que convida a parar interiormente, a construir tendas do encontro com Jesus, mas simultaneamente a agir, a descer do monte e a anunciar a boa nova de Jesus Cristo transfigurado;
A experiência, breve mas maravilhosa, que foi dado viver aos apóstolos na transfiguração, constitui uma antevisão da situação de Jesus, depois da ressurreição.

"O seu rosto resplandecente como o Sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz", ou seja, este acontecimento quer iluminar o nosso caminho, quer que descubramos a verdadeira missão do Messias  e a coragem necessária para seguirmos os seus ensinamentos.
Mostra que é na cruz que descobriremos o verdadeiro sentido da vida, a verdadeira luz.
A transfiguração é o prenúncio de que o triunfo da vida e da dignidade do homem nasce na cruz, no dar a vida, concretizando-se no homem transfigurado, no homem que deixa branquear as vestes do seu Baptismo pela luz da ressurreição.
Tal como Cristo, cada um é chamado a dar-se, a assumir a sua cruz, transfigurando-se e dignificando-se. Mas, este dar-se tem de ser permanente e sem barreiras.

S. Paulo dá-nos um excelente testemunho de alguém, que após mudar a direcção do seu caminho, jamais pára em direcção Áquele que é a sua "meta", Jesus Cristo. Nada o detém na tarefa de anunciar o amor de Deus a todos os homens!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De 29 de Novembro a 20 de Dezembro : : Cabazes de Natal

Meditação do Irmão Alois_Todos os Santos