O Jardineiro e o Anjo

Era uma vez um santo que tivera uma vida longa e feliz. Um dia veio visitá-lo um anjo do Senhor. que o encontrou na cozinha do mosteiro a esfregar panelas e sertãs.
-Deus enviou-me - disse.-Chegou a hora de te levar para a vida eterna.
O bom homem respondeu:
-Agradeço ao Todo-poderoso a sua bondade mas, como estás a ver, não posso deixar todos estes pratos sujos. Não me quero mostrar ingrato, mas não seria possível diferir a minha viagem para o outro mundo, para quando acabar esta tarefa?
O anjo fitou-o com ar bondoso.
-Veremos o que se pode arranjar - disse. E desapareceu.

O santo continuou atarefado com os seus muitos afazeres.
Um dia em que andava a sachar no quintal, o mensageiro de Deus apareceu-lhe novamente.
O virtuoso varão apontou-lhe, com a enxada, os sulcos semeados.
-Olha quanta erva tenho de arrancar - disse.
Não achas que havíamos de diferir ainda um pouco a viagem para a eternidade?
E sorrindo novamente, o anjo desapareceu.
O santo continuou a trabalhar com a enxada e o trigo foi ficando loiro. Entre uma e outra tarefa, o tempo foi passando até que um dia o incansável monge andava no hospital a atender os doentes.
Acabava de levar água para dar de beber a um deles, que estava com febre e, ao erguer os olhos, viu novamente o anjo do Senhor.
Desta vez o santo limitou-se a abrir os braços num gesto de resignação. Com o olhar, indicou ao anjo a sala onde tanta gente sofria. Sem dizer palavra, o anjo sumiu-se.
Mas naquela noite, ao voltar para a cela do mosteiro, o bom homem sentiu-se velho e cansado.
Então exclamou:
-Senhor, se quiseres mandar-me agora o teu mensageiro, já estou disposto a recebê-l.
Mal acabou de dizer isto, o anjo apareceu-lhe outra vez.
-Se me quiseres levar - declarou o santo - estou pronto para fixar no céu a minha morada. Então, olhando para o santo com ares entendidos, o anjo respondeu:
-Fixar no céu a tua morada? E onde pensas que tens estando até agora?

Abraços :-)

(in "O desafio de viver")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De 29 de Novembro a 20 de Dezembro : : Cabazes de Natal

Meditação do Irmão Alois_Todos os Santos